Resumo Executivo Cultura Empreendedora

Sobre o artigo

A cultura empreendedora, está em constante ligação com o espírito empreendedor dos indivíduos, pelo que encoraja e incentiva a disseminação das ideias e predispõe os colaboradores a desenvolverem atividades inovadoras.

No contexto atual, o clima empreendedor não afeta unicamente o meio empresarial, mas também provoca implicações nas economias nacionais e na sociedade em geral. Com a proliferação do empreendedorismo e o aumento do apoio por parte de várias instituições públicas e privadas, várias economias foram-se desenvolvendo a ritmos acima da média, incutindo nos empreendedores uma cultura altamente direcionada para a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade ligada à obtenção de vantagens competitivas.

A cultura consiste na combinação entre elementos característicos de uma sociedade e que assumem diferentes padrões quando comparados. Também é a cultura que determina o comportamento dos indivíduos perante a sociedade. As dimensões culturais tradicionalmente associadas à atividade empreendedora são o individualismo, a distância ao poder e a aversão à incerteza.

Através da cultura empreendedora surge a identificação de novas oportunidades, na criação e geração de conhecimento e o desenvolvimento de um trabalho criativo e integrado.

Neste sentido, o objetivo deste artigo passa por fazer uma revisão da literatura relacionada com a cultura empreendedora, bem como, através da realização de um trabalho de investigação, perceber qual é a perceção dos portugueses face ao empreendedorismo nacional, os apoios e as considerações existentes face à cultura empreendedora de outros países.

Para responder ao principal objetivo de investigação “percecionar a dimensão e densidade da cultura empreendedora portuguesa” recorremos ao indicador Global Entrepreneurship Index desenvolvido pelo The Global Entrepreneurship and Development Institute (GEDI) e, através de uma abordagem Roll Up, analisamos a posição de Portugal face ao empreendedorismo. De seguida analisamos o país mais empreendedor da Europa: a Suíça. Posteriormente analisou-se um país com o número de habitantes equivalentes ao de Portugal, a Holanda, e por último analisamos o país mais empreendedor do mundo, os Estados Unidos da América (EUA).

Pode ver mais artigos aqui

Iremos enviar o seu artigo por email.
Para fazer o download do artigo preencha os seguintes campos:

    PARTILHAR ARTIGO

    Deixe uma resposta