ESTRATÉGIA E INTERNACIONALIZAÇÃO

A Astrolábio propõe-se assessorar processos de internacionalização, em fase inicial ou em curso, através de um conjunto de serviços competitivos e de forte valor acrescentado ao longo de todas as etapas, desde a penetração à consolidação da presença em mercados internacionais e respetivo acompanhamento dos processos de exportação/importação.

SERVIÇOS

Diagnóstico e Planos de Desenvolvimento Internacional

Identificação e seleção de mercados alvo

Estudos de mercado setoriais, benchmarking internacional

Identificação de produtos ou serviços a internacionalizar

Apoio às operações de entrada nos mercados internacionais

Definição e implementação de modelos de controlo de atividade internacional

Apoio e acompanhamento no processo de exportação/ importação

ALGUNS PROJETOS

2019-2022

ENTIDADE CONTRATANTE

Associação Empresarial de Águeda Associação Empresarial de Arouca e Vale de Cambra

Link de acesso

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto “Master Export” tem por objetivo reforçar a internacionalização das PME da fileira Metalomecânica e do Habitat criando novos canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica.

O “Master Export” é um projeto de apoio à internacionalização das PME das fileiras do setor da metalomecânica e do habitat com impactos nas regiões Região Centro litoral e Norte por via das áreas de intervenção e impacto das associações copromotoras do projeto: AEA e AECA.

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto do Eixo Atlântico consiste na elaboração de relatório de diagnóstico sócio económico da realidade do norte de Portugal e da Galiza. 

Ao longo desta análise são alvo de comparação as contas económicas das regiões, os aspetos demográficos, o redimento da população, a dinâmica empresarial, o dinamismo do mercado de trabalho, o setor do turismo e os avanções da inovação.

2021

ENTIDADE CONTRATANTE

Fábrica de tecidos do carvalho

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto da Fábrica de Tecidos do Carvalho visou a elaboração de um diagnóstico das operações da empresa, para posterior recomendação e otimização da sua atuação comercial nos mercados internacionais.

2019

ENTIDADE CONTRATANTE

TecMinho

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto da desenvolvido com a TecMinho, envolveu a produção de diagnósticos de avaliação de recursos e meios para as empresas exportadoras dos setores cultura, criação e moda, capital simbólico e serviços de turismo e sistemas agroalimentares e alimentação.

2018

ENTIDADE CONTRATANTE

Associação Seletiva Moda

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Elaboração de guias de mercado de “têxteis lar” e decoração, para os mercados do continente asiático, americano e africano e guias de acesso ao mercado “têxteis técnicos” para países do mercado asiático, americano e europeu.

2018

ENTIDADE CONTRATANTE

InCubo

Link de acesso.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto Minho – Capacitar para Internacionalizar vai atuar e intervir no território do Minho, abrangendo as NUT III Minho-Lima, Cávado e Ave, representadas pela ACIBTM – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica, IEMINHO – Instituto Empresarial do Minho e TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento.

A existência de um grande número de micro, pequenas e medias empresas no Minho é o resultado do espírito de Iniciativa e de Empreendedorismo que desde há muito tempo carateriza a região do Minho. Estas micro, pequenas e médias empresas, dada a sua falta de dimensão e experiência, carecem de apoio nos domínios da exportação e internacionalização, sendo urgente a sua capacitação e apoio para mobilizar esforços na definição de estratégias de internacionalização e abordagens a mercados externos, reforçando desta forma a competitividade territorial do Minho.

2019

ENTIDADE CONTRATANTE

APEMETA

Link de acesso.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O presente projeto teve como objetivo a elaboração de um conjunto de documentos de suporte para orientar potenciais investidores em relação ao ambiente de negócios existente em países como a Costa Rica, México, Panamá, Paraguai e Uruguai.