Resumo Executivo - Lead Scoring

O que esperar do Lead Scoring?

A transição digital e, consequentemente, o comportamento dos consumidores mudaram a forma como as empresas atuam para conquistar novos clientes e manter os atuais.  Atualmente, existem muitas ferramentas de inbound marketing, mas para que funcione de forma eficiente para conseguir converter leads em potenciais clientes, é necessário o recurso a um instrumento que monitorize os leads. Assim, o Lead Scoring permite à empresa encontrar um cliente ideal sem desperdiçar recursos valiosos e sem deixar de manter contacto com todos os outros.

Com o estudo de caso apresentado no campo dos resultados deste caderno de orientação e estratégia, consegue-se perceber a monitorização a fazer para que as empresas consigam analisar os públicos em que devem despender mais recursos de modo a que o lead seja convertido em venda e, consequentemente, gerar mais lucro.

Numa era onde o acesso à internet é algo generalizado na maioria dos países com um grau mínimo de desenvolvimento, o marketing digital assume especial relevância e deve entrar em linha de conta, tanto na formulação como na execução da estratégia empresarial. O digital tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas, permitindo a obtenção de vantagens competitivas e o aumento da eficiência operacional (Porter, 2001).

A grande vantagem do marketing digital face ao marketing tradicional reside no facto de que o primeiro se encontra presente em qualquer lugar em que os consumidores se encontrem (Kotler & Keller, 2012). O marketing digital demonstra mais resultados do que o marketing tradicional uma vez que é possível definir o perfil ideal do consumidor que se pretende atingir, poupando tempo e recursos para ambas as partes envolvidas no processo de compra.

Com o desenvolvimento, proliferação e disseminação do marketing digital, começaram a surgir novas ferramentas, métodos e modelos. Assistiu-se a uma automação massiva da recolha de informação relevante do consumidor e dos seus comportamentos aquando da tomada de decisão de compra, levando à necessidade empresarial de desenvolver mecanismos de controlo e análise de informação.

Contudo, o uso excessivo das várias ferramentas de marketing por parte de muitas empresas levou a que muitos consumidores ficassem insatisfeitos levando-os a bloquear os anúncios indesejados (Halligan & Shah, 2009). Com isto passaram-se a desenvolver novas abordagens para com o cliente.

Pode ver mais artigos aqui

Iremos enviar o seu artigo por email.
Para fazer o download do artigo preencha os seguintes campos:

    PARTILHAR ARTIGO

    Deixe uma resposta