Caderno Orientação e Estratégia Smart Cities

Breve resumo

As Smart Cities são atualmente um termo cada vez mais inovador dirigido para os sistemas urbanos que procuram encontrar respostas para os principais problemas e adversidades locais solucionando-as com ações de prosperidade ambiental tecnológica e sustentável.

O intenso aumento populacional é o alicerce de um conjunto de problemáticas ambientais que afetam o mundo inteiro, principalmente os países menos desenvolvidos. Na luta de cuidar do nosso planeta, diversos países contribuem diariamente para implementar normas e vivências mais sustentáveis, repensadas a partir de meios tecnológicos que possibilitam a implementação de sistemas de cooperação entre empresas, universidades, municípios e a sociedade civil.

Em Portugal, RENER Living Lab que é gerida pela INTELI criou um sistema de índice de cidades inteligentes para ser testado em 25 cidades portuguesas. O Índice de Cidades Inteligentes tem como primordial objetivo monitorizar e aferir o grau preparatório de entrada no mercado externo, bem como compreender a sua atuação em fatores de relevo como a governação, a inclusão, a conectividade, a sustentabilidade e a inovação.

Não obstante que, um dos grandes eixos caracterizantes das Smart Cities é o apoio a partir de projetos e modelo de financiamento que auxiliam as entidades e as organizações a quebrar as principais barreiras na execução de projetos no âmbito das cidades inteligentes.

Pode ver mais artigos aqui

Iremos enviar o seu artigo por email.
Para fazer o download do artigo preencha os seguintes campos:

    PARTILHAR ARTIGO

    Deixe uma resposta