Resumo Executivo - Smart Organisations

Definição de Smart Organisations

O conceito Smart Organisations surgiu devido à necessidade de as organizações responderem de forma dinâmica às mudanças da economia digital. Uma organização inteligente é entendida como uma interligação direcionada ao conhecimento, capaz de se adaptar aos novos desafios organizacionais de forma rápida e eficaz para criar e explorar o conhecimento em resposta às oportunidades da era digital. 

Ao longo do caderno de orientação e estratégia, procurou-se abordar a definição de smart organisations assim como os temas relacionados com o mesmo, tal como o conhecimento e a sua gestão, a aprendizagem organizacional e sensoriamento ambiental, assim como referir alguns princípios base de boas práticas de monitorização e os subprocessos da inteligência organizacional e referenciar as operações inteligentes.

O padrão económico e social da sociedade atual, institui que a sobrevivência das organizações na época da competitividade e da inovação dependente da capacidade em gerar novos conhecimentos, aprender rapidamente e incorporar novas competências às práticas do negócio. Para isso, é imperativo intensificar a inteligência da organização ajustando e aperfeiçoando sistemas e processos, não apenas para gerir informação e conhecimento, mas para capacitar a empresa no uso desses recursos de forma efetiva na definição de estratégias e na identificação e disseminação de boas práticas na consecução de seus objetivos e missão. 

O contexto competitivo exige melhoria nas capacidades e novos pensamentos para transformar muitos dados em informação útil e novos níveis de inovação que sejam capazes de criar métodos e ferramentas práticas para essa informação. As aprendizagens por educação contínua adquirem importância, aumentando as oportunidades de uma organização responder de forma adequada, e com sucesso, a um mundo em constante transformação. 

Nesse contexto, a educação corporativa surge como uma alternativa para suprir as organizações dos instrumentos necessários ao alcance desses propósitos, isto é, para desenvolver e aprimorar a inteligência individual e organizacional.

Pode ver mais artigos aqui.

Iremos enviar o seu artigo por email.
Para fazer o download do artigo preencha os seguintes campos:

    PARTILHAR ARTIGO

    Deixe uma resposta