Territórios Inteligentes e Sustentáveis

A unidade de negócio Territórios Inteligentes e Sustentáveis, tem como objetivo desenvolver soluções e Projetos Integrados nas áreas do Desenvolvimento e Planeamento do Território, da Estratégia das Cidades, da Regeneração Urbana e da Mobilidade Sustentável.

SERVIÇOS

Master Plan atividades económicas

Plano estratégico de desenvolvimento urbano (PEDU)

Estratégias de Competividade Urbano

Desenvolvimento Urbano Orientado para o Transporte (TOD)

Estratégia e Planeamento de Transportes

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e de Mobilidade e Transportes

Transportes em zonas de baixa densidade

ALGUNS PROJETOS

2023

ENTIDADE CONTRATANTE

CIM Cávado

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Elaboração de um Plano de desenvolvimento económico dos territórios, objetivando auxiliar os agentes públicos a adotarem medidas e ações capazes de retirar o máximo de partido das empresas e empreendedores.

2022/2023

ENTIDADE CONTRATANTE

Associação Empresarial Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e CM. Celorico de Basto

Associação Empresarial de Braga e CM. de Braga

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A candidatura aos BCD procurou promover a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

2020

ENTIDADE CONTRATANTE

Quadrilátero

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projetou visou a elaboração de um estudo de viabilidade técnico-económica associado ao sistema de informação integrado da mobilidade no Quadrilátero Urbano, com o objetivo de promover um novo sistema de mobilidade.

2022/2023

ENTIDADE CONTRATANTE

Transportes Urbanos de Braga

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Elabaração de um Plano Estratégico e Sustentabilidade 2030 orientado para as tendências e desafios ESG, com contributos claros para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

2017/2018

ENTIDADE CONTRATANTE

InCubo

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto teve como objetivo implementar um conjunto de ações com vista a qualificar e adaptar a oferta das empresas de turismo da região tendo sido essencial o acompanhamento das novas tendências territoriais.

2016

ENTIDADE CONTRATANTE

CM de Braga 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto visou a adoção de uma metodologia estratégica para a cidade de Braga, de modo a afirmar-se como uma Smart City, de acordo com os indicadores “European Smart Cities”.