Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME
A candidatura do Portugal 2020 ao Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME, vê como uma prioridade a aceleração das exportações.
Aviso 01/SI/2020 | Termina a 08/06/2021
Objetivos
- Reforçar a presença nos mercados internacionais das PME portuguesas já exportadoras, induzindo por essa via a aceleração das exportações portuguesas.
Incentivos
Incentivo a fundo perdido com o limite máximo de 500.000€ por projeto individual:
Taxa de incentivo não reembolsável de 45% (40% no caso dos projetos localizados na região de Lisboa)
Limite mínimo de investimento: 25.000€
Beneficiários
PME de qualquer natureza sob qualquer forma jurídica, com um Volume de Negócios Internacional superior a 20.000€ ou uma taxa de exportação superior a 15% e um grau de exposição ao mercado do Reino Unido superior a 15% no pré-projeto
Despesas Elegíveis
- Despesas relacionadas com a aplicação de novos métodos organizacionais:
- Equipamentos relacionados como desenvolvimento do projeto
- Software relacionado como desenvolvimento do projeto
- Contratação de novos recursos humanos qualificados (com nível de qualificação igual ou superior a 6 – licenciatura) com competências na área da internacionalização) – limite de 2 postos de trabalho e de 1.850€ para o salário base mensal.
- Despesas relacionadas com a participação em feiras e exposições no exterior:
- Custos com o aluguer de espaço, incluindo os serviços prestados pelas entidades organizadoras das feiras
- Custos com a construção do stand;
- Custos com viagem, estadia e outras despesas de representação
- Serviços de tradução/intérprete
- Despesas relacionadas com a realização de missões empresariais ao exterior e missões inversas:
- Serviços específicos: Aluguer de espaços e equipamentos; Decoração de espaços promocionais; Serviços de tradução/intérprete; Viagem e estadia
- Estudos, aquisição de informação e consultoria específica
- Despesas relacionadas com Ações de promoção nos mercados externos:
- Assessoria de imprensa, Press Release, assistência técnica à preparação de eventos
- Campanhas de marketing nos mercados externos
- Custos com a presença na web (economia digital)
- Estudos, diagnósticos e auditorias
- Custos com intervenção de TOC/ROC
- Certificações que contribuam para o reforço da competitividade em mercados externos
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