Caderno Orientação e Estratégia Novos Modelos de Negócio

Breve Resumo

Ao longo do caderno Novos Modelos de Negócio serão analisadas várias empresas que hoje são consideradas as organizações mais inovadoras do mundo.

A 16 de junho de 1903, em Detroit, no estado do Michigan nos EUA Henry Ford sentiu- se dotado para juntar todo o conhecimento tácito e específico e formular um plano que tinha por base a produção em massa de veículos padronizados. Com isso, Henry Ford desenhou um dos modelos de negócio mais inovadores de toda a história, orientando a organização sistematicamente para a redução de custos e para a diferenciação. Como dizia Henry Ford, “Não encontre um defeito, encontre uma solução.”.

Hoje numa economia globalizada onde muitas empresas se encontram inseridas num mar sangrento de concorrência o poder para liderar o mercado provém de uma força comum e organizada nas empresas, a inovação.

Para garantir um posicionamento seguro no mercado não basta uma organização adotar ou oferecer sistemas de alta tecnologia. Qualquer tipo de inovação no modelo de negócio de uma organização deve estar orientado para a estratégia da própria empresa e a sua viabilidade deve ser garantida, isto é, um produto extremamente inovador não garante uma adesão abrupta por parte do mercado, para isso a empresa tem de analisar o mercado e, acima de tudo, compreender as necessidades do consumidor. Como exemplo de um caso de insucesso de inovação temos o telefone por satélite Iridium da Motorola que apesar de ser um produto de última tecnologia a adesão por parte do mercado foi praticamente nula.

Neste sentido o presente relatório pretende analisar modelos de negócio de mercados atuais em que a componente inovação funcione como ponto basilar. Para conquistar mercados as organizações têm de se orientar para a descoberta e, acima de tudo, ter vontade de arriscar.

Pode ver mais artigos aqui

Iremos enviar o seu CADERNO O&E por email.
Para fazer o download do DOCUMENTO preencha os seguintes campos:

    PARTILHAR ARTIGO

    Deixe uma resposta