Caderno Orientação e Estratégia Supply Chain Management
Breve Resumo
O estudo designado Caderno Orientação e Estratégia “Supply Chain Management” pretende contribuir para um melhor conhecimento sobre a gestão entre as entidades e os processos de uma cadeia de abastecimento bem como os seus variadíssimos conceitos, aplicabilidade e prática nas empresas, de forma a compreender na totalidade o tema. O intuito é o de aumentar a eficiência e eficácia da cadeia através do bom relacionamento entre os fornecedores e as empresas, a satisfação do cliente e a criação de uma economia de custos.
Este estudo enquadra-se num processo de gestão de ideias para a empresa Astrolábio, tendo como principal objetivo a identificação das ações ao longo da rede de abastecimento.
Foi efetuada uma revisão bibliográfica para caracterizar a cadeia de abastecimento, os seus principais processos e práticas. De seguida, foram analisadas 3 empresas que integram o SCM (McDonalds, DHL e CTT) com o âmbito de analisar não só a cadeia de abastecimento tradicional mas também dar uma perspetiva mais aprofundada deste tema, em específico da GSCM e da SCRM.O estudo considerou todas as atividades principais da SCM e a informação analisada teve, maioritariamente, como base os anos mais recentes.
Dos resultados concluiu-se que a cadeia de abastecimento contínua a ter um papel extremamente importante no desenrolar das entidades ao longo da rede de abastecimento e que a sua prática correta será crucial para a sobrevivência de uma organização. Assim, a SCM continuará a desempenhar um papel cada vez mais significativos para as empresas porém é necessário ter em conta que isto não engloba todas as cadeias logísticas.
Pode ver mais artigos aqui